BREVE BIOGRAFIA
JOÃO CUÑA
João Cuña nasceu em Lisboa em 1970 e licenciou-se em biologia marinha e pescas pela Universidade do Algarve em 1992. Dedicou-se à guitarra clássica e eléctrica como autodidacta desde os 13 anos, tendo complementado a sua formação com diversos professores, da guitarra clássica ao jazz, da teoria à prática. Iniciou os estudos de guitarra portuguesa com Miguel Drago em 2002, sendo de referir também a aprendizagem com diversos guitarristas, nomeadamente Pedro Caldeira Cabral.
Integrou diversos projectos musicais de originais e covers, sendo de destacar AMAR GUITARRA (desde 1996) e o Recital de Guitarra Portuguesa desde 2012
Em termos de discografia têm 4 Cds gravados: Las Guitarras Locas (2002), Amar Guitarra (2008), Novos Sons da Cidade Velha (2013) e Guitarra Viva (2017).
Em termos de eventos organizados fez a direcção artística e produção do Festival de Guitarra Portuguesa do Algarve em 2010, criou um portal dedicado à guitarra portuguesa em 2007 e produz o Recital de Guitarra Portuguesa desde 2012, entre diversas actividades pedagógicas exercidas no âmbito da guitarra portuguesa e novas tecnologias aplicadas à Guitarra em formatos de workshops.
A partir de 2020 produz um novo espectáculo musical e multimedia inspirado na Ria Formosa: SAVE RIA FORMOSA (Sound And Video Experience), com composições originais e com recurso a videos, animação 2D e ilustração cientifica.
Actualmente além do AMAR GUITARRA, SAVE RIA FORMOSA e o Recital de Guitarra Portuguesa em Faro, também produz o evento: ENTRE CORDAS - Encontros Internacionais de Guitarra Portuguesa e encontra-se a preparar o 5º CD com o trio AMAR GUITARRA: "Cordas à Conversa".